terça-feira, 6 de julho de 2010

Paciência e perseverança

Digam o que disserem os pessimistas, façam o que fizerem os porcalhões de costume para driblar o impedimento eleitoral que o Ficha Limpa lhes impõe, acredito que demos um passo à frente.
Se tirarmos conclusões a partir de casos recentes, em que alguns desses membros do MSE (movimento dos sem ética) conseguiram driblar a lei e ganhar uma chance de candidatura, talvez isso se deva principalmente a que a Justiça Eleitoral desempenha um papel administrativo, de organização e normatização das eleições no Brasil – ou seja, é um ramo da justiça facilmente afetado pelos interesses políticos.
Paciência e perseverança, como diz uma amiga minha, pessoa dotada de grande sabedoria. Somos um povo de estressados, gente que tende ao imediatismo e outros ismos nada recomendáveis. Dificilmente recebemos uma notícia desanimadora sem liberar nossas fumaças de derrotismo e fatalismo. Outro ismo que só tem nos prejudicado historicamente, o conformismo, mora e dorme conosco no dia-a-dia. É ele que tanta vezes responde por erros e repetições lamentáveis, pela presença de tantos políticos eleitos e reeleitos, quando de direito deviam ter sido banidos do processo eleitoral, não por três ou oito anos, como em geral acontece, mas para todo o sempre. No entanto, o que existe de reincidentes e caras de pau entre os dessa classe é uma realidade um tanto desanimadora.
Acredito que a explicação mais evidente disso é que brasileiro é uma raça misericordiosa, capaz de se apiedar ou acreditar de novo em pessoas que já provaram por todos os As + Bs que nunca se apiedariam de ninguém, quando se trata de desviar recursos; gente que não refresca nem aqueles que lhe conferiram o benefício (indevido) de seu voto, a troco de qualquer gorjeta ou empreguinho instável e mal remunerado.
Acredito também que, além dessa característica quase óbvia do eleitorado da terrinha, e talvez tão importante quanto, falta essa virtude da paciência, falta persistência nas tentativas de consertar esse defeito da máquina eleitoral. Nosso povo não parece acreditar, mas tem muito mais poder do que pensa.
O Ficha Limpa talvez seja uma das iniciativas mais promissoras dos últimos tempos para justificar alguma expectativa de mudança. É apenas um primeiro movimento, mas com paciência e alguma perseverança podemos fortificar e prolongar seus efeitos, até que se consiga um saneamento mais duradouro.
Será que não está na hora de partir para uma outra espécie de Ficha Limpa, capaz de mostrar a nossos magistrados que estamos de olho neles e que não aceitamos manobras suspeitas para manter na ativa os aventureiros de plantão?

6 comentários:

Tania regina Contreiras disse...

É verdade, ô pessoas de corações excessivamente compassivos somos nós, brasileiros!
Concordo com você, esse é um começo, tenhamos esperança de que efeitos mais efetivos sejam constatados.

E haja paciência e perseverança!
Beijos,
Tânia

Juan Moravagine Carneiro disse...

Agradecido pela visita ao Rembrandt...

Retornarei com frequência em seu espaço

abraço

José Sousa disse...

Olá... Estive lendo o seu espaço e gostei imenço.PARABENS e continue.
Conheça os meus em;
www.minhaalmaempoemas.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
www.congulolundo.blogspot.com

Seja meu seguidor e tente deixar seu comentário onde outros não deixaram. Leia o meu perfil para saber o que sou.

Um grande abraço

Gerana Damulakis disse...

Está certa, dade.

L. Rafael Nolli disse...

Dade, bom o texto, elucidativo! Concordo plenamente contigo a respeito dessa lei. É uma vergonha não termos uma lei assim há muito tempo - mas, como se diz, antes tarde do que nunca! Agora é torcer para que essa seja só mais uma entre muitas leis e ações governamentais e, sobretudo, populares, que irão modificar o cenário político brasileiro.
Abraços.

Mari Amorim disse...

Nós teremos uma grande chance em outubro.simplesmente,não elegendo novamente os estão,e prestar atenção nos que virão,Gostei muito,é só abordando em espaços como o nosso,que a corrente de informações se efetiva.
Excelente semana,com boas energias,sempre!
bjs.
Mari